“Troco likes e SDV” – A psicologia que Freud não explica

Atenta ao comportamento voyer do usuário ativo na Internet e nas emoções despertadas pelas celebridades já consagradas, me peguei passeando em perfis de artistas com mais de 1milhão de seguidores no Instagram. A imagem era basicamente a mesma:

instagram

Não é preciso explicar o “Troco likes” e “Segue de volta (SDV)”, porque deve ser comum para quem acompanha redes sociais de fotos diariamente – isso se você não for propriamente o cara que troca curtidas. Os ‘pedintes’ de plantão usam perfis públicos de celebridades para garantir que suas mensagens sejam vistas nos comentários.

Sim, chegamos ao ponto da celebridade a qualquer custo, sem vergonha e sem medo de retribuir reforços positivos espontâneos. A internet virou o grande mercado do troca-se um espelho de ti, por ti mesmo.

O conceito colaborativo de produção de conhecimento deu origem a um mercado do ‘por favor, diga que não há ninguém mais bela do que eu’.  Apesar de ser uma etapa normal para o desenvolvimento, o narcisismo de Freud pode ser obsessivo – dependendo da proporção em que é vivido (ou não) pelo sujeito.

O que vemos hoje na internet é o conceito estrito do termo NARCISO, que tem origem no desejo de obter um objeto amoroso, passando ser o próprio corpo um investimento no outro.  Ou seja, amo tanto a minha imagem, que invisto para que o outro dê um like na minha foto.

 

O investimento na própria imagem, como a definição da personalidade é um processo histórico. O capricho da vestimenta de nossos antepassados era uma forma de amarem e conseguirem o reforço do outro. Hoje fazemos do Instagram o nosso espelho para expor o melhor de nós em troca do reconhecimento alheio. A partir desse reforço, amo-me ainda mais.

Diga-me quantos likes tenho para que eu possa me amar ainda mais.

O que Freud não esperava era que o humano seria tão capaz de expor seus desejos por suas imagens, sem leva-las ao inconsciente. O capitalismo e as mídias disponíveis hoje alimentam o espetáculo e o ‘salve-se quem puder’ para ser alguém reconhecido e aceito publicamente.

 

 

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