Comportamento é expressado com hora e data marcada na Internet?

Sim. Pelo menos é o que as ferramentas de monitoramento de redes sociais pretendem cercar pelos assuntos que são recorrentes (e comuns) entre vários usuários. Não é de surpreender, já que há muito o Facebook, Twitter, Instagram e outras tem sido usado como um divã para expressar empatias e simpatias de uns para outros direta ou indiretamente.

A agenda do feed é quase sempre a mesma.

agenda

Pensando nisso (não de forma inédita), o Twitter foi o último a estruturar o “sentimento” de seus usuários. A empresa reuniu informações da sua base (inteligência de big data). Eles sabem quando o conjunto de usuários está feliz (feel happy), triste (feel sad), atrasado para o trabalho (late for work) ou de ressaca (hungover). Veja nos gráficos.

1 2 3 4

 

O que será que ele quis dizer com isso?

Não é que as pessoas tem comportamentos que podem ser premeditados, mas a qualidade do post diz que os usuários tendem a seguir a ‘matilha’. Comemorar a sexta e ter preguiça da segunda-feira é um padrão expresso pela maioria delas e a ‘pauta’ sem querer se torna comum (e necessária). Essa é uma das técnicas subjetivas para pertencer ao grupo: parecer-se com os outros, com o que eles pensam.

Se isso é um problema? Não pra nós da comunicação, que podemos nos pautar pelo desejo coletivo. Já para os indivíduos… fica a critério de cada um.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s