MIT desenvolve projeto que permite bate-papo com entes mortos?

eterni

Isso mesmo, produção. Usando Inteligência Artificial, o Eterni.me cria um avatar virtual que ganha os trejeitos do falecido e responde perguntas. Quando você acha que não falta mais nada para ser criado, o Programa de Desenvolvimento de Empreendedorismo do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) desenvolve um chat online que permite um “bate-papo no Skype do passado”, como a empresa define.

Como? O Eterni.me capta uma imagem do defunto, o transforma em um tipo de avatar virtual e utiliza algoritmos e Inteligência Artificial para que a conversa seja algo bem próximo do real. O sistema rastreia todas as informações online sobre a pessoa que já se foi (e-mails, bate-papos online e outros dados desse tipo) e reconstroi a personalidade dela, dessa forma ele pode “aprender” mais sobre o morto e conseguir responder às perguntas.

Apesar de inusitado, a intenção do projeto é boa. De acordo com os criadores do projeto, a ideia não tem nada a ver com “ressuscitar” as pessoas ou criar clones virtuais, mas sim diminuir o impacto que a morte causa sobre aqueles que ficam e garantir que quem se foi seja lembrado.

Sim, meu povo. O sofrimento da morte que desbrava a humanidade vem trazendo uma nova forma de lidar com o assunto. E ainda tem gente que acha que é só uma questão de tecnologia.

Deixe um comentário