É possível prever o comportamento do consumidor? Documentário motra novas técnicas do neuromarketing

Que tal entender o consumidor além da Comunicação de massa? Tenho tentado trazer insumos teóricos, afim de promover um momento de reflexão para pensarmos o que estamos fazendo e como estamos comunicando no competitivo mercado de produtos. Essa semana, a pesquisa vem através de um filme que mostra técnicas inovadoras na área de neuromarketing.

Esse documentário de 2009 mostra técnicas sofisticadas para investigar o que se passa na parte não consciente do nosso cérebro através da análise de ondas cerebrais. A pergunta que orienta a pesquisa é: “Cidadãos sob a influência?” e discute uma nova técnica de investigação de mercados baseada no estudo dos efeitos que os estímulos publicitários exercem sobre o cérebro humano no intuito de conseguir prever a conduta do consumidor.

Como?

Assim como em outras experiências da neurociência, nesse estudo foram utilizadas técnicas de ressonância magnética capazes de identificar que anúncios e produtos nos seduzem ou quais nos desagradam ou que estímulos sensoriais são ativados no momento da escolha de um determinado produto. O filme traz ainda, opiniões de defensores e críticos, assim como das suas eventuais vantagens e perigos e procura responder aos questionamentos: Existe manipulação no neuromarketing? Onde está a linha que separa os objetivos empresariais e a liberdade de escolha do consumidor? França, Estados Unidos, Itália e Reino Unido serão alguns dos cenários onde são examinados esta revolucionária técnica publicitária direta ao subconsciente.

Um dos principais assuntos abordados nesse documentário é a ideia de que a maior parte de todas as decisões de compra são tomadas em nível subconsciente e a nova corrida do ouro é saber interpretar a lógica do consumo. Portanto, se você não parou pra pensar sobre isso ainda, corra atrás!

Fica a dica para o fim de semana!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s