Usuários tendem a Curtir o que já agradou a outras pessoas

Imagem

Isso é o que mostra uma pesquisa feita pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). A ideia deles ‘matar’ a seguinte curiosidade: uma coisa é popular porque é boa ou é boa porque é popular?

Para obter tal resposta, eles usaram como fonte de pesquisa um site (não divulgado), durante 5 meses, onde os leitores podiam comentar sobre artigos e também “curtir” ou “reprovar” cada comentário. Cada comentário recebia dos pesquisadores do grupo-controle um “curtir” ou “reprovar” de maneira arbitrária. Para refletir a tendência dos usuários do site, a maioria das respostas arbitrárias foi positiva. 

Como resultado, a primeira pessoa que lia o comentário tinha 32% mais chance de aprová-lo se o texto já tivesse recebido um elogio artificial dos pesquisadores.

Ao longo do tempo, os comentários que tinham uma aprovação “falsa” tiveram notas 25% mais altas do que aqueles do grupo-controle –cada comentário recebeu uma nota calculada pela subtração de comentários negativos dos positivos.

Uma reação negativa, porém, não estimulou os outros a desgostarem do artigo.

Assim, pode-se concluir que não necessariamente o mais popular é o que mais agrada, mas sem dúvida é o que é mais “aprovado”. Para nós, profissionais, fica a dica: títulos atrativos e imagens curiosas para ganhar “likes” aumentam a nossa audiência. 

Outra conclusão importante: Sim, o agradecimento aos 1.000 (ou mais) likes conquistados na sua página podem gerar resultado!Outra conclusão importante: Sim, o agradecimento aos 1.000 (ou mais) likes conquistados na sua página podem gerar resultado!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s