Os mais velhos são órfãos digitais, apesar de serem os mais fiéis às marcas

Quase 100% das campanhas online que acompanhamos pelas mídias sociais são voltadas para os jovens. A participação das pessoas mais velhas é limitada por falta de conhecimento de usar um aplicativo, pela linguagem e pela sofisticação dos pré-requisitos para confirmar a participação e engajamento a uma campanha. Obviamente que ninguém vai gastar esforço (e dinheiro) em uma campanha que não seja focada especialmente para as pessoas mais novas, que é quem passa quase 8h em frente ao computador diariamente.

Entretanto, as marcas voltadas para esse público podem estar desconsiderando um grande potencial. Quem comprova essa informação é a Gauge, na pesquisa “Faces do Facebook”, apresentada em um evento da FecomercioSP no mês passado. Culturas de utilização, perfil de usuários, conteúdo, entre vários outros importantes assuntos para um profissional de Marketing Digital se inteirar, destaquei da pesquisa um quesito que pouca gente para pra pensar: os ófãos digitais que agrupa pessoas anteriores à geração ‘Conectada’.

O que muitas marcas não levam em conta, de acordo com a pesquisa, é que os mais velhos representam o público mais fiel à elas dentro do Facebook.  O quase onipresente conteúdo de humor, por exemplo, tem alta afinidade com o público abaixo de 25 anos, enquanto a fatia acima dessa idade (mais da metade dos usuários do Facebook no Brasil) está mais interessada em dicas de utilização de produtos, lançamentos de produtos e relacionamento com as marcas que curtem.

Outro ponto importante detectado pela pesquisa foi o interesse por páginas relacionadas à vida profissional e acadêmica deste público, estratégia pouco presente em presenças digitais de marcas, e que interessa a mais de um terço do público acima dos 25 anos. Se o seu público é mais velho, o like deles vale muito, e você deve cuidar bem do seu conteúdo.

As informações que esse público busca, segundo a Gauge, podem ser encontradas aqui.

A geração tecnológica de Minas

Para provar que as pessoas mais velhas estão cada vez mais engajadas na internet, o Movimento Minas, projeto de inovação do Governo de Minas, lançou o Desafio “Geração Tecnológica”, convidando o público a compartilhar histórias de pessoas que aprenderam e hoje vivem bem com as tecnologias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s