O que nos espera em 2012 nas redes sociais?

Não é possível traçar um marco na tecnologia para dividir o tempo em que as evoluções acontecem. Um ano é muito tempo para tentar prever isso. Na prática é possível dizer que já estamos vivendo a evolução, pois assistimos todos os dias ela acontecer e se transformar de maneira inimaginável.

Entretanto, alguns fatores já nos fazem estar certos de que a mudança já é um acontecimento, que tende a crescer cada vez mais. Vamos usar aqui o marco de 2012, para observar de forma palpável, as mudanças que nos aconteceram entre a o final de 2010 e o de 2011.

São tendências já pré estabelecidas para o ano que vem:

– Social Commerce. Nós, como consumidores, desejamos saber o que nossos amigos pensam sobre restaurantes, hotéis, políticos etc.  “Quem puder se conectar a esses pontos alcançará a grandeza em 2012 e além”, define Erik Qualman, autor dos  best sellers Digital Leader e Socialnomics .

– Tablets. Mais finos e leves

No próximo ano você pode esperar que os tablets se tornem ainda mais finos e leves do que são hoje. Na verdade a mudança já começou: entre os modelos com telas de 10 polegadas um peso entre 550 e 590 gramas está se tornando o novo padrão (contra 680 a 725 gramas neste ano) e 7,6 a 10 milímetros é a tendência na espessura (contra 1,27 cm neste ano). Isso significa que as suas ideias estarão cada vez mais acessíveis para serem replicadas.

– Mobile. Tudo móvel, ao mesmo tempo, agora.

Não tem como fugir: se o assunto de 2010 foi o avassalador avanço dos sites de redes sociais, 2011 foi o ano para pular essa etapa e discutir tecnologias ligadas a smartphones e tablets. Se por um lado vemos muito poder, por outro vemos barateamento. No Brasil bons smartphones e tablets já podem ser encontrados por menos de mil Reais.

– Onipresença

A comunicação estará cada vez mais geolocalizada em qualquer lugar, a qualquer momento. Prepare-se para muito mais fotos no Facebook e no Twitter, para muito mais gente no Foursquare e a necessidade de negócios (empresas) caírem de cabeça nesse serviço. Na fila da padaria, na sala de espera do dentista e durante as compras, todo momento vai ser um bom momento para xingar muito no Twitter. Especialmente com esses planos de internet com preço baixo.

– Eleições

Para muitos municípios, elas estão quase aí e a guerra na internet promete ser árdua! Prepare-se para conteúdo em massa, vídeos de denúncia, propaganda e compartilhamento de opiniões. Os usuários podem cada vez mais, decidir as eleições pela web, antes do dia da votação.

A conclusão que se pode tirar dessas previsões é de que velocidade e a colaboração serão as palavras chave do comércio e da publicidade. A tendência do usuário é colaborar cada vez mais, através dos seus aparatos tecnológicos que os cercam pelo quase irresistível consumo. Vende mais quem souber vender bem.

E se o mundo acabar, sem dúvida estaremos online acessando um aplicativo para exibir em tempo real, em 3D, o compartilhamento entre as pessoas. Tomara que a gente alcance somente a tecnologia. =)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s