Nem de trenó nem de para quedas. Em 2011, o papai Noel chegou pelas redes sociais

A criatividade está solta nesse Natal. Com o crescimento do e-commerce e a confiança dos internautas em comprar pela internet, ganha mais que conseguir oferecer o melhor serviço para os usuários das redes sociais. Mais do que oferecer descontos ou brindes, muitas campanhas sugerem o tipo de presente e até criam a lista que você faria para o papai Noel, a partir de seus posts publicados durante o ano.

Abaixo, algumas campanhas criativas que  já estão envolvendo os internautas pela interatividade com as suas marcas neste Natal:

Você foi um bom menino em 2011? Para saber se você merece seu presente, a agência Atmosphere Proximity criou o Santa Clout, um Papai Noel via web que, ao conectar sua conta de facebook, calcula se você foi ou não uma criança que fez coisas boas.

O UNICEF no Brasil lançou neste ano, a campanha Natal dos Amigos. A ação, exclusivamente voltada para a Internet, disponibiliza cartões de natal, que podem ser personalizados pelos internautas com fotos e mensagens e compartilhado nas redes sociais e via e-mail. Quem participar da campanha, criada pela agência Pepper concorrerá a prêmios eletrônicos da Sony, selecionados especialmente pelo Submarino. A ação é feita em parceria com a Pepper Interativa, Submarino, Sony e Espaço/Z, oferecerá cartões de natal personalizados para internautas. 

A Bradesco Seguros aposta em inovação e tecnologia para promover a 16ª edição da Árvore de Natal, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Considerada a maior árvore flutuante do mundo, o projeto este ano traz como tema “Um Presente para a Família Brasileira”, remetendo às celebrações entre familiares.

Neste Natal, a empresa investiu em uma maior interação com o público na internet, que vai além do hotsite oficial. A partir de agora, a Árvore está presente também em cinco redes sociais, Youtube, Twitter, Facebook, Orkut e Foursquare, com conteúdo diferenciado para cada uma delas produzido pela agência Vogg Branded Content.

A fabricante de alimentos Arcor criou um aplicativo de cartões de Natal para o Facebook, que permite o envio de mensagens animadas com neve entre os usuários da rede social. Além disso, fez o tradicional concurso cultural de fim de ano, com o sorteio de cestas de Natal, mas dessa vez aberto para a participação dos seus seguidores do Twitter e fãs do Facebook.

Já a HP lançou a edição 2.0 do papai noel digital, dessa vez com uma página exclusiva no Facebook para receber pedidos de Natal dos clientes que são sorteados em programas diários transmitidos pela internet de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19 horas. Chamado de E-noel, o bom velhinho na verdade aparece na rede como um descolado e bem humorado jovem.

Por trás de grandes campanhas está o reconhecimento do público e o retorno pela satisfação do serviço “extra” oferecido pelas empresas criativas, que desenvolvem aplicativos ou simplesmente ajudam nas compras de natal. Já faz tempo que promoção por preço baixo deixou de existir por si só. Faz bem quem se apropria da carimbada imagem do bom velinho para conquistar “adeptos”.

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