Novas mídias, grandes negócios

Não é novidade pra ninguém que as redes sociais vem há mais de 5  anos movimentando o mercado da publicidade e do marketing digital. Entretanto, com as ferramentas de métricas e monitoramento do ROI, as empresas tem acreditado e investido cada vez mais em comunicação nos canais que não simplesmente “vendem”, mas que ouvem e identificam o perfil dos usuários.

Uma pesquisa realizada no instituto Gartner e divulgada essa semana no  ComputerWorld concluiu que as redes sociais vão movimentar US$ 10,3 bilhões até o fim de 2011, o que representa alta de 41,4% em relação a 2010. A expectativa é que o crescimento se mantenha em 2012, atingindo renda anual de US$ 14,9 bilhões, e chegando em 2015 a US$ 29,1 bilhões de dólares.

Os números são compatíveis com a pesquisa divulgada pela IBM, na qual 82% dos diretores de marketing entrevistados afirmaram que elevarão os investimentos em mídia social nos próximos cinco anos. Apesar da lenta mobilização das companhias, as redes sociais estão aumentando rapidamente sua renda, graças, principalmente, à publicidade veiculada nelas. Dos US$ 10,3 bilhões, 53% virão de anúncios e, no ano que vem, o montante deverão atingir US$ 8,2 bilhões.

Na contramão do investimento

Apesar da expectativa de crescimento da verba investida nas mídias sociais, um estudo realizado pela socialbakers revela que apenas 5% dos posts em páginas de marcas no Facebook recebem respostas. O setores de telecomunicações e aviação detém as taxas mais elevadas de interação, mas mesmo assim, ainda foram muito baixas, cerca de 26% e 28% respectivamente. Por outro lado, a indústria da mídia responde apenas a 1% dos usuários que escrevem em murais.

Enquanto isso, o número de adeptos às redes crescem

Twitter bate a marca de 250 milhões de tweets diários

O CEO do Twitter, Dick Costolo, compartilhou algumas estatísticas interessantes sobre o crescimento do microblog durante uma entrevista no Web 2.0 Summit, em San Francisco, incluindo que existem mais de  100 milhões de usuários ativos, que fizeram login há ao menos um mês, e que as inscrições via dispositivos móveis triplicaram desde o lançamento do iOS 5.

A empresa superou 200 milhões de tweets por dia em junho, hoje já são 250 milhões de tweets diários. O crescimento tem sido enorme: o Twitter tinha cerca de 100 milhões de tweets por dia em janeiro de 2011 – um crescimento de 150%.

Dos 100 milhões  de usuários globais ativos, metade deles no fazen login diariamente. O crescimento da empresa equivale a cerca de 40% por trimestre em dispositivos móveis.

Esse texto também está na minha coluna no blog TudiBão

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s