Três mitos sobre a produção de notícias para web

“Escrever para internet é escrever pouco”. “Se errar, dá pra concertar na hora”. Se você já ouviu ou concorda com essas frases, você deve ler as dicas abaixo para complementar as suas ideias. Os mitos estão à solta, e um erro na internet, pode ser fatal para sua imagem. Siga as dicas! =)

Erros mais comuns:

1) O melhor texto é aquele mais curto. Não necessariamente. Já defendi que a leitura de fato não deve ser tão extensa, porque na web, o leitor procura instantaneidade.  Porém, escrever pouco não significa pouca informação. O correto seria “em poucas palavras, escrever tudo”. Outra dica boa é usar a convergência de mídias e abusar de conteúdos que complementem as suas palavras, como vídeos e fotos.

2) Na internet dá para concertar os erros na hora. Esse é um caso muito delicado. De fato o gerenciador de conteúdo está à nossa disposição a qualquer momento. Se esquecer um acento ou cometer um erro de digitação, dá pra modificar. Porém, se a informação estiver errada pode ser mais grave do que em um veículo impresso, devido à rapidez que a mensagem se espalha. Se cair nas redes sociais então, um abraço. Isso pode significar horas e dias de trabalho para remanejar o erro.

3) A credibilidade das notícias da internet está longe de alcançar a dos jornais. Errado. Há anos que a internet é responsável pela disseminação dos principais furos jornalísticos. A veracidade da informação é tão rápida, que pode ser confirmada em poucos instantes a partir de debates na internet.

Esses são os erros que constantemente ouço e vejo repercutir por aí. Como jornalista vive por “investigar”, assim que descobrir mais, compartilho com vocês!

Até a próxima.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s