Media On: resumo da palestra de Alberto Cairo no 4º seminário de jornalismo online

Acontece em São Paulo nos dias 9 a 11 de novembro, a 4ª edição do seminário de jornalismo online, realizado pelo portal Terra, Itaú Cultural e pelo Ministério da Cultura.

Para dar um aperitivo para vocês, selecionei uma palestra que achei bastante interessante. Escolhi fazer um resumo da fala do diretor de infografia e multimídia da revista Epoca, Alberto Cairo. O que mais me despertou atenção foi a humildade do palestrante em guiar sua apresentação a partir de perguntas. Segundo ele, não há geeks que saibam o suficiente sobre o novo hábito de se usar tablets. “Conhecer a ferramenta é uma coisa. Implantá-la ao dia a dia dos leitores é outra”, alertou Cairo.

Para ele, atualmente o jornalismo se guia por intuições, ao invés de se orientar por pesquisas científicas. Muitos veículos estão otimistas por especularem o verdadeiro sucesso dos tablets como salvação das redações. Porém, ainda não há números que comprovem isso. “Precisamos saber que o mais importante para uma pessoa aprender não é saber dar respostas, mas assumir a sua ignorância”, completou.

Cairo colocou sabiamente algumas questões que realmente são pertinentes ao futuro dos veículos, como essas:

O que a indústria de comunicação espera dos tablets? De acordo com Cairo, a mídia pode ser otimista demais quando afirma que a tecnologia irá gerar um novo impulso para os veículos.

O que significa o aumento da mídia digital? É muito fácil achar uma publicação legal na banca de jornal. Como reproduzir isso através do ipad? Os leitores podem não estar familiarizados com a sua marca, por isso as publicações devem ser fáceis de achar, de baixar e devem gerar alguma experiência que faça com que os leitores estejam dependentes de sua publicação.

– Além da forma de pagamento, como criar uma experiência para os leitores habituados à leitura de jornal impresso, que proporciona uma experiência fetichista física?

Como desenvolver a tablet life? Como implementar esse novo hábito para os leitores?

A palestra de Alberto Cairo é um exemplo do quanto somos espertos no quesito tecnologia, mas como estamos distantes de entender e nos preocupar com os verdadeiros hábitos dos consumidores.

Ficou com vontade de saber mais sobre o Midia On? Acesse e assista as palestras ao vivo no endereço: http://www.mediaon.com.br/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s