Não é preciso ser publicitário para vender um texto na internet

Uma imagem vale mil palavras. Uma informação passada em poucas palavras vale milhares de buscas na internet. Ainda há uma dificuldade dos veículos online em distinguir a informação do atraente. Já li muitas notícias de grandes portais que utilizam textos e fotos sensacionalistas para prender o leitor. Quando entro em um site que utiliza esses recursos para “vender a informação”, saio imediatamente.

Assim como a maioria dos leitores que buscam se informar pela internet, acredito nos portais que habitualmente freqüento porque eles me informam, não porque eles me vendem algo. Muitas pessoas substituem a leitura de um jornal impresso para ler um portal. Ou seja, os anúncios tem o seu devido lugar, que não nos títulos.

Por isso, ouso em arriscar com algumas dicas que podem distinguir o texto publicitário do jornalístico na web, ou substituir a comoção pela informação.

Informe! Não entro em um portal de notícias para comprar nada. Ou seja, estou ali para ser informada. Se eu escolhi o seu site é porque provavelmente já acompanho o seu conteúdo e ele me passa credibilidade.

Publicidade independente de SEO. Tem um texto ranqueado entre as primeiras páginas do Google é ótimo, pois muita gente pode descobrir ali a sua página. Porém, escrever estrategicamente para web não necessariamente é falar “qualquer coisa” para aparecer (em breve irei discutir a funcionalidade de SEO para jornalistas na web).

Pergunte! Na web você tem acesso às suas fontes em tempo real. Apure e pesquisa o que elas falam sobre o seu veículo. Não há nada melhor do que estabelecer uma comunicação direta e assertiva com o seu público. Fale o que eles querem ouvir. Quer forma melhor de vender o seu texto?

Reúna dados em seu texto. Economize o tempo do leitor. Apure os dados mais recentes para que ele não precise utilizar sites de busca para comprovar informações.

Integre informações a partir de hiperlinks. Relacione seus textos antigos com os mais recentes, para que o leitor navegue por mais tempo no seu site.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s