Redação para web. Existe fórmula?

Em sites, blogs e agencias percebe-se a incessante busca pela padronização na linguagem de se comunicar na web. A regra é: relacionar-se bem com o público, certo? Errado. Se essa fosse a única premissa, qualquer pessoa que estivesse conectada diariamente no Twitter, respondendo aos seus Followers seria considerado um expert no assunto.

Para os jornalistas então, ainda há uma incógnita gigantesca em relação ao tema. No impresso, rádio e tv, há um manual de redação que diz o que é certo e o que é errado dizer ao público. Na web o buraco é mais embaixo.

Como sobreviver em um universo onde todo mundo é produtor da informação, onde os próprios jornalistas buscam o furo em redes sociais? Pois é. Onde parece ser mais fácil se comunicar, faz com que o desafio seja ainda maior.

Na rede online não está em voga apenas um bom texto. Afinal, o que é um bom texto na web? Aquele que é lindamente escrito em uma página de impresso, rico em detalhes? Não. Será aquele que é facilmente narrado nas manhãs do rádio? Não. Ou é aquela reportagem mega, com lindas imagens em vídeo mostradas pela tv? Também não.

Uma boa saída é a tão falada “convergência das mídias”, que nada mais é do que uma tentativa dos veículos offline se adaptarem a rede de computadores. É uma boa saída, mas ainda não é a solução. Postar os conteúdos de diferentes mídias aleatoriamente não resolve o problema, tão pouco interessa aos usuários.

O segredo é saber usar isso de uma forma prática, rápida e interessante. A web exige três coisas que devem andar simultaneamente para garantir a eficácia na comunicação: saber se expressar, ter visibilidade e manter uma boa interação.

O que fazer para sustentar esse tripé?

1. Expresse-se!
Uma das maiores dificuldades dos jornalistas em escrever para web é conseguir sair das “formalidades” que a faculdade de jornalismo ensina. Para o público aqui não existe fórmula, como responder as perguntas “Quem”, “Como”, “Onde” e bolinhas… Depende do veículo, de quem lê, de quem freqüenta. O importante é dar o furo, apresentar dados e medir a repercussão. As pessoas adoram saber se o assunto terá repercussão na rede.

Falar que o texto deve ser breve e curto e objetivo é chover no molhado, né? O grande truque está em expressar em três linhas, a informação completa e atrativa. Enquanto lêem uma notícia, os usuários estão navegando em média, em cinco ou mais janelas abertas no navegador. No messenger, as amigas, chefe ou namorado estão chamando, simultaneamente. Você acha mesmo que alguém vai parar para ler um texto muito grande?

Regra básica: a comunicação online está longe de ter o efeito behavorista: estímulo – resposta. A propósito, ela está totalmente ao revés dessa ordem. Aqui todo mundo produz e a sua mensagem só ganha efeito quando alguém comenta, retruca, opina ou constrói com algum argumento. Atenção jornalistas com ego elevado: caia na real e saiba que você é mais um na rede. Se quiser ser aceito, seja a-m-i-g-o dos seus leitores. Você precisa deles!

Use as mídias. Adote a convergência entre texto, vídeo, fotos e áudio. É bom expressar de várias maneiras, mas seja dosado. Uma mídia completa a outra. Se você introduz com um texto, justifique com uma imagem e mostre a repercussão do caso por vídeo, por exemplo. Encaixe as informações sem forçar a barra. Lembre-se que a magia está em passar tudo em poucas palavras.

Não confunda publicidade com informação. Há como vender a sua ideia sem ser o vendedor. A web não é como a tv, em que as pessoas são obrigadas a assistir o horário comercial. No computador basta fechar a janela, parar de seguir ou até mesmo criticar o comunicador. Seu texto pode e deve vender algo, pois tamanha concorrência é preciso prender a atenção do leitor. Porém, basta ser conciso, inteligente e capaz de exprimir boas ideias em pouco espaço e falar para as pessoas certas, que você tem certeza que disseminarão sua mensagem.

2. Seja visto na web!
Quanto mais integrado em redes sociais, mais chances de seu trabalho ser visto, comentado e recomendado. Lembre-se que a comunicação na web só é eficiente quando ela sai de uma página e pula para milhares. Escolha o seu público e atue nas redes sociais que você julga interessante. Não há feedback melhor do que ver as pessoas disseminando seu texto na rede.

Seja presente e esteja atualizado. Para você ser visto, você tem que estar compartilhando mensagens, textos, informações. Agilidade, simultaneidade e rapidez são sinônimos de um bom comunicador na web. Para muitos usuários, se você não compartilha, significa quase não existir!

Você sabe quem está interessado no seu texto? Vá atrás do seu público. Siga para ser seguido. Mas não siga simplesmente por seguir. Prefira a qualidade do que a quantidade. Vá atrás de pessoas que irão de fato interessar por sua mensagem e que irão multiplicá-la. É importante ser formador de opinião, mas é melhor ainda, falar para as pessoas certas.

3. Interação é tudo!
De nada adianta estar presente em todas as redes sociais, blogs, sites ou ter vários seguidores, se você não compartilha da ideia deles. Lembre-se que a “rede conectada” exige uma comunicação não somente de mão dupla, mas de várias frentes, simultaneamente. Responda perguntas, compartilhe informação, comente, vote, sugira, interaja!

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One thought on “Redação para web. Existe fórmula?

  1. Parabéns Cínthia! Espero que esse blog traga muito sucesso pra vc. O assunto tratado acima é muito importante mesmo. Esses dias mesmo me peguei escrevendo um texto e depois de publicado vi que ainda estava totalmente marcado pelos professores e normas de escrita. Só com a prática vamos conseguir aumentar essa experiência de escrever para web! Um abs

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